Críticas
Especiais
Tops
Com a verdade m'enganas
Série da Quinzena
Poster | restoP
Espelho meu, espelho meu...
Motion Picture
Actrizes Eternas
Actores Em Ascenção
Trailers em Rewind <<
Música de Fundo
segunda-feira, agosto 01, 2005
Sympathy For Mr. Vengeance


Depois de ter visto Oldboy no cinema fiquei com bastante curiosidade para descobrir a triologia na qual o filme se insere.

O tema central continua a ser a vingança e não há como Chan-wook Park para fazer a vingança maliciosamente doce.

Sympathy for Mr. Vengeance é a história de um rapaz surdo que tem de lidar com uma irmã à espera um transplante de rim para conseguir sobreviver. Empenhado em fazer tudo ao seu alcance para salvar a irmã, Park Dong-jin recorre ao mercado negro na esperança de encontrar um órgão compatível. Mas, burlado pelos contrabandistas, acaba por perder ele próprio o seu rim e todo o seu dinheiro. Num acto de loucura planeia o rapto da filha de um milionário para obter dinheiro do resgate. Mas as coisas acabam por não correr de acordo com o plano, originando uma cadeia de acontecimentos impensáveis.

Toda a gente tem direito à sua vingança. Será este o ponto-chave de Sympathy for Mr. Vengeance? Acaba o título inglês por fazer sentido e nós simpatizamos com a vingança?
Eu acho que sim, sentimo-nos pelo menos próximos dos personagens o suficiente para entender as suas razões e sermos totalmente imparciais. Não há bons nem maus, apenas pessoas que devido às adversidades da vida recorrem à justiça pelas próprias mãos como último recurso. Impulsos animais que tomam conta de nós e nos atrofiam a capacidade de racionalizar, acabando por nos fazer ceder a um dos sete pecados mortais, a ira.

Tal como em Oldboy a violência preenche grande parte do filme, de tal forma que pode ser confundido com violência gratuita, mas nunca o é. Forte? Sim. Desagradável? Também. Mas sempre sentido e nos momentos certos. Ao encontrarem os culpados pelas suas desgraças os personagens de Sympathy for Mr. Vengeance não são piedosos e tentam passar alguma da sua dor para quem a infligiu.

Mas nem só de violência vive o filme, aliás, essa violência vem do amor. De um pai, de um irmão, de uma amante, de amor por um ideal. Assim como, indiscutivelmente, Chan-wook Park, tem amor à arte.



A minha classificação é de: 8/10

Etiquetas:

posted by not_alone @ 01:41  
3 Comments:
  • At 1/8/05 18:57, Anonymous Anónimo said…

    TENHO QUE VER OS OUTROS DOIS FILMES DA TRILOGIA EM QUE SE INSERE O 'OLD BOY' POIS ACHEI-O UM DOS MELHORES FILMES QUE JÁ VI NOS ÚLTIMOS ANOS.

    UPS, SÓ AGORA DESCOBRI QUE ESCREVI EM MAIÚSCULAS ..lol

    Abraço!

     
  • At 2/8/05 01:36, Anonymous Anónimo said…

    perfeito...mai nada

    boa análise

     
  • At 4/8/05 22:01, Anonymous Anónimo said…

    Vi o Oldboy sem saber que fazia parte de uma triologia :o!

    Cumps. cinéfilos

     
Enviar um comentário
<< Home
 
Sobre Mim
Name: not_alone
Home: Portugal
About Me:
See my complete profile
Previous Post
Archives
Blogs
Links
Template by

Free Blogger Templates

BLOGGER

Google
© not_alone proudly powered by Blogger. Template Design by isnaini dot com